Preços de remédios vão subir no dia 31 de março - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Preços de remédios vão subir no dia 31 de março

Preços de remédios vão subir no dia 31 de marçoUma resolução publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da Uniãoautorizou reajuste de até 5,85% nos preços dos medicamentos a partir de 31 de março. A base de cálculo que deverá ser usada é o valor do medicamento no dia 31 de março de 2011.

O reajuste é calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a inflação oficial. Os medicamentos foram classificados em três categorias, divididas de acordo com a participação de medicamentos genéricos. Para fazerem o ajuste de preços, as empresas terão que apresentar à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), até 31 de março de 2012, um relatório de comercialização que mostre os novos valores. Para a empresa que conceder aumento maior que o estipulado na resolução, está prevista a aplicação de multa.

De acordo com a resolução, a categoria de remédios em que o faturamento com a venda de genéricos seja igual ou superior a 20% pode sofrer reajuste de até 5,85%. Já a categoria de remédios com faturamento de genéricos entre 15% e 19% tem reajuste autorizado de até 2,8%.

Sindicato contesta reajuste De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o reajuste proposto pelo governo foi baixo e penaliza as empresas mais eficientes e preocupa o setor.

Conforme o sindicato, a indústria farmacêutica enfrenta fortes pressões de custo neste ano com aumento de cerca de 10% no frete, de 11% na eletricidade, de 14% nas embalagens, de 11% nos insumos e de 7% nos serviços de armazenagem. De acordo com a categoria, esses fatores afetam a rentabilidade do setor, podendo comprometer lançamentos de novos produtos, investimentos e a saúde financeira das empresas.

Com informações da Agência Brasil com PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas