Tropas Federais estarão já a partir desta sexta-feira nas ruas de CG até o dia das eleições. - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Tropas Federais estarão já a partir desta sexta-feira nas ruas de CG até o dia das eleições.

Tropas Federais estarão já a partir desta sexta-feira nas ruas de CG até o dia das eleições O 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão Peribebui, sediado no bairro da Palmeiras em Campina Grande, já está com todo o plano montado para atuar no próximo domingo dia 7 nas eleições municipais em Campina Grande e mais quatro municípios do Compartimento da Borborema.

Em entrevista ao PBAgora, o tenente Roberto Pereira detalhou como será a operação a ser colocada em prática no dia das eleições como forma de garantir a normalidade do pleito na segunda maior cidade da Paraíba. De acordo com o esquema, o Exército estará nas ruas de Campina Grande já a partir das 17h desta sexta-feira (05). Conforme revelou o oficial, a ordem do comando é que para os soldados realizem rondas em vários bairros de Campina Grande durante a noite como forma de evitar tumultos e problemas relacionados a compra de votos.

No sábado, várias equipes do Exército estarão intensificando as ações, realizando rondas ostensivas em toda a cidade, especialmente nos bairros considerados críticos devido a disputa acirrada do pleito. O ápice da missão será no domingo quando mais de 200 mil eleitores irão as urnas para escolher em primeiro turno, o novo prefeito (a) de Campina Grande e os 23 vereadores que representarão a cidade na Câmara Municipal, CasaFélix Araújo. No total, 400  homens serão empregados na operação.

Cumprindo ordem do comando, os soldados estarão posicionados em pontos estratégicos da cidade próximo dos locais de votação. Além do mais, equipes estarão fazendo diligências pela cidade no intuito de coibir qualquer manifestação que comprometa a seg

urança e a normalidade do pleito. A ordem é dispersar qualquer aglomerado de pessoas, evitando assim, tumulto nas proximidades dos locais de votação. Além de Campina Grande e seus distritos, o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, atuará nas cidades de Lagoa Seca, Boa Vista e Massaranduba, empregando um efetivo de 400  militares da Unidade. Para isso, receberá também o reforço de 150 militares e de dois veículos de combate Urutu, do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA), patrulhamento ostensivo nas principais vias da cidade e locais de apuração, bem como, atividades de apoio logístico, na segurança e na manutenção da Ordem Pública.

Este ano, conforme revelou o tenente ao PBAgora, o Batalhão criou o serviço de Ouvidoria, para receber as reclamações, informações e sugestões da imprensa e da sociedade em geral, a respeito da atuação das Tropas Federais neste Pleito Eleitoral.

O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Walter Augusto, confirmou que cerca de 400 homens do batalhão 31º BIM irão fazer a segurança da cidade no dia das eleições em Campina Grande e demais cidades. “ Nossos homens estarão armados com pistolas 9 milímetros, além de fuzis e cacetetes. A tropa está preparada e inclusive participou de capacitações para trabalharem na operação de segurança das eleições – pontuou Walter Augusto.

O envio de Tropas Federais para as quatro zonas eleitorais de Campina Grande e demais cidades, foi aprovado no dia 18 de setembro pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por maioria de votos, os ministros rejeitaram o pedido de envio de força federal  para a Rainha da Borborema, conforme havia sido solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

O envio do Exército para atuar nas eleições municipais do Nordeste, particularmente da Paraíba, foi autorizado Presidenta da República, por intermédio do Comando Militar do Nordeste. As Tropas Federias vão garantir da votação e da apuração no Estado da Paraíba, conforme estabelece os termos á previsto na Lei Complementar Nr 97/1999, alterada pela Lei complementar Nr 117 e o artigo 5º do Decreto Nr 3.897/2001.”O Exército empregará os recursos operacionais militares necessários, para garantir a realização da eleição e de sua apuração, dentro da normalidade constitucional. As tropas federais do Exército sediada em Campina Grande, já iniciaram a preparação para o efetivo cumprimento da missão”, garantiu o comandante.

 

Severino Lopes 

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas