ALPB recebe cientista para falar sobre previsões meteorológicas dos próximos dez anos na PB - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

ALPB recebe cientista para falar sobre previsões meteorológicas dos próximos dez anos na PB

Produtores rurais, inclusive os produtores de cana paraibanos, representados pelo vice presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge Coutinho, e membros do Governo Estadual se reunirão, mais uma vez, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir os problemas que o setor rural vem enfrentando em função da forte seca que atinge a região Nordeste.


O encontro, que é fruto de uma propositura de audiência pública do deputado Assis Quintans, acontece nesta terça-feira (22), às 15h, no Plenário da casa legislativa. Na ocasião, os convidados assistirão a uma apresentação do renomado cientista Luiz Carlos Molion e de técnicos da Aesa – Agência de Águas do Estado da Paraíba sobre o panorama das previsões meteorológicas para a Paraíba entre os anos de 2012 até 2022.

A iniciativa do poder público diante das dificuldades dos produtores, para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, é de grande relevância neste momento. No entanto, ele destaca que o setor precisa de ações mais concretas para minimizar os efeitos da seca.

“A audiência é muito importante porque a Assembleia vai tornar pública a previsão que os cientistas têm para os próximos anos, sendo que a classe está preocupada com o que já aconteceu. Com as perdas já confirmadas e que não tem mais volta”, disse o presidente da entidade, cobrando também dos parlamentares ações junto ao governo estadual e federal.

“Os produtores estão preocupados com a falta de subsídios públicos voltados para ressarcir as atuais perdas. Na cana-de-açúcar, por exemplo, já temos uma perda de mais de 20% na próxima safra. Para o pequeno produtor, que representa mais de 90% da categoria na Paraíba, isso é terrível porque de onde ele vai tirar seu sustento senão de sua terra e produção?”, frisou o dirigente, acreditando que, após a apresentação dos dados técnicos, os parlamentares terão ainda mais informações para embasar suas argumentações em Brasília junto do governo e no Congresso Nacional.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas