MÁ NOTÍCIA: não há cota para a PB na fábrica da Fiat em PE - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

MÁ NOTÍCIA: não há cota para a PB na fábrica da Fiat em PE

MÁ NOTÍCIA: não há cota para a PB na fábrica da Fiat em PEA Paraíba está preparando 1.240 profissionais para ocupar pelo menos 800 vagas que estariam garantidas aos trabalhadores do Estado na construção da fábrica da Fiat, em Goiana (Pernambuco). No entanto, a assessoria de imprensa da empresa afirmou ontem que não há cotas de vagas para a Paraíba e que a contratação da mão de obra para a construção da montadora será feita por uma empresa terceirizada que ainda não foi selecionada.  

De acordo com a assessoria de imprensa da Fiat, o prazo para início das obras ainda não foi definido. Segundo o órgão, a contratação do pessoal será feita assim que a empresa responsável pela construção for selecionada e contratada, e nenhum contrato de trabalhador será feito diretamente com a montadora.    

Segundo a Fiat, a fábrica começa a operar em 2014 e, aí sim, haverá contratação direta de mão de obra, com abertura de 4.500 vagas. No entanto, não há qualquer restrição de trabalhadores com relação à origem e qualquer um pode ser contratado. Por enquanto, segundo a empresa, os estados de Pernambuco e Paraíba estão preparando seus trabalhadores para que eles se qualifiquem e tenham uma melhor colocação no processo seletivo e disputem as vagas que serão disponibilizadas.    

A assessoria informou, ainda, que o Governo de Pernambuco está realizando a terraplanagem do polo automotivo que será instalado em Goiana e não existem intervenções diretas da montadora.    

Governo diz ter acordo com empresa   

O coordenador do Sistema Nacional de Emprego no Estado (Sine-PB), João Carlos Biazon, confirmou que há um acordo entre o Governo da Paraíba e a Fiat para a contratação de aproximadamente 800 profissionais. Segundo ele, é a Fiat que fará a contratação para a construção e depois para a produção direta na fábrica.    

“Houve a negociação, mas a Paraíba precisa profissionalizar o pessoal para colocar no mercado de trabalhos”, afirmou. Ele explicou que serão pré-selecionados 310 trabalhadores de das cidades de Caaporã, Pitimbu, Pedras de Fogo e Alhandra, somando 1.240 pessoas.  João Carlos disse que não foi repassado valor de remuneração, mas que serão preparados trabalhadores para atuar como ajudante, armador, carpinteiro, motorista de veículos longos e leves, pedreiro, pintor e servente.    

O coordenador do Sine-PB falou que na próxima semana haverá uma reunião para definir prazos para realização dos cursos de qualificação. “Vamos disponibilizar cursos nas próprias cidades e de acordo com as necessidades da Fiat. Procuramos o Senai para a realização dos cursos”, explicou.    

De acordo com João Carlos Biazon, quase duas mil fichas foram cadastradas ne pré-seleção e quem não for aprovado para a Fiat, será encaminhado para outras empresas, como a cimenteira Brennand.  


Do Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas