Nilda Gondim prevê participação massiva das mulheres nas eleições municipais em todo o País - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Nilda Gondim prevê participação massiva das mulheres nas eleições municipais em todo o País

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro deverá apresentar números consideráveis de mulheres para a disputa das eleições municipais, majoritárias e proporcionais, em todo o País, segundo expectativa da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB).

Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Campina Grande e do PMDB Mulher da Paraíba, e ainda vice-presidente do PMDB Mulher em nível de Nordeste, Nilda Gondim participou, nos dias 12 e 13 de abril, da reunião da Executiva Nacional do PMDB Mulher e do Encontro Nacional de Multiplicadores de Oficinas de Capacitação de Candidaturas para as eleições municipais de 2012. Os eventos foram realizados em Brasília, numa promoção da direção nacional do segmento feminino peemedebista, numa parceria com a Fundação Ulysses Guimarães.

Durante os dois dias de discussões, as lideranças femininas do PMDB formularam e debateram propostas de estratégias para incentivar ainda mais a participação das mulheres na vida político-partidária e administrativa em todo o território brasileiro. Dentre os assuntos mais comentados esteve a necessidade de se trabalhar pelo cumprimento da Lei 12.034/2009, que prevê a obrigatoriedade de composição das listas eleitorais com no mínimo 30% e máximo 70% de candidaturas de cada sexo.

O assunto mereceu destaque na Agenda de Trabalho da Executiva Nacional do PMDB Mulher para o ano de 2012. O documento define tarefas e responsabilidades que deverão envolver as lideranças peemedebistas femininas de todos os Estados da Federação. "Cada uma de vocês está assumindo um compromisso de repassar o que será discutido aqui nos seus Estados, quando voltarmos para nossas bases. Aqui vamos ter uma troca de conhecimento para que tenhamos muito mais mulheres com mandatos nas próximas eleições municipais", afirmou a presidente nacional do PMDB Mulher, deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP), durante a abertura do Curso para Multiplicadoras de Oficinas de Capacitação para Candidatas, na tarde de quinta-feira (12).

Para a deputada Nilda Gondim, que comanda o PMDB Mulher da Paraíba, o valor central do evento esteve relacionado à oportunidade de se potencializar melhor o trabalho das lideranças femininas junto às bases e de ampliar as conquistas das próprias mulheres brasileiras. "Nossa missão principal nesses próximos meses, enquanto dirigentes dos núcleos femininos do PMDB, é fazer com que um número cada vez maior de mulheres se disponha a ocupar seus espaços nos Poderes Executivo e Legislativo municipais", ressaltou a deputada, observando que a presença da mulher nesses espaços políticos e administrativos ainda é muito tímida em todo o Brasil. Por exemplo, ela lembrou ser a única mulher da atual bancada federal paraibana, que é composta por doze parlamentares.

*Revolução silenciosa -* "As razões para o trabalho de formação política são fundamentadas na busca pela essência da função pública; para despertar a responsabilidade social, formar novas lideranças e qualificar lideranças partidárias", afirmou a gerente nacional do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva, na tarde da sexta-feira (13). Por meio da palestra sobre o tema "Revolução Silenciosa", ela apresentou detalhes sobre o programa e falou dos resultados já obtidos em todo o País.

Para a campanha eleitoral deste ano, de nível municipal, ela disse ser fundamental a construção de um programa municipalista, baseado no que a comunidade necessita. "Para isso, é fundamental que os militantes partidários se reúnam com a comunidade, pois é a partir dela que se deve construir um programa e uma campanha", ressaltou.

*Poder de convencimento -* Durante as atividades relacionadas ao encontro das lideranças femininas do PMDB, coube à especialista em comunicação política, Sílvia Rita Souza, proferir palestra sobre o tema "Orientação para multiplicadoras de oficinas de capacitação para candidatas". Para uma Plenária muito participativa, ela defendeu a tese de que "liderar é comunicar". "Liderança não tem relação com força ou autoridade, mas com convencimento", afirmou.

Sílvia Rita acrescentou a necessidade de as mulheres candidatas focaram suas campanhas especialmente no universo feminino, para atingir as mulheres eleitoras. "As mulheres estão sempre entre o maior número de indecisos. Mas por que são indecisas? Com certeza não é porque demoram mais para analisar", enfatizou.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas