Presidente colombiano cita sustentabilidade e critica maconha uruguaia - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Presidente colombiano cita sustentabilidade e critica maconha uruguaia

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, urgiu os líderes presentes na Rio+20 a colocar em prática o que o mundo já discute desde a Eco-92. "Já analisamos o suficente, e está na hora de tornar realidade o que definimos há duas decadas", disse.

Ele considerou um avanço que os objetivos de desenvolvimento sustentável tenham entrado no texto final da cúpula. "Eles nos permitirão identificar necessidades e oportunidades de modo que todos os governos, sociedade e setor privado saberão como podemos e deveríamos contribuir. Foi fundamental acordarmos um processo para desenvolvermos esses objetivos."

Santos ainda pediu que as metas de desenvolvimento sustentável respeitem a realidade de cada país. "Os compromissos da arena internacional precisam ser traduzidos para nosso país", disse.

CRÍTICA À MACONHA URUGUAIA

Durante uma coletiva de impresa, Juan Manuel Santos criticou o projeto de lei do Uruguai para a legalização controlada da maconha.

Santos disse que a adoção da medida de forma unilateral pode "criar distorções e ampliar o problema" relacionado ao tráfico de drogas.

O presidente da Colômbia disse ainda que, na última reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos), ficou decidido que um grupo de especialistas iriam estudar possíveis soluções para o problema das drogas, que poderia ir desde o aumento da repressão até a liberação do consumo.

Para o presidente colombiano, as decisões têm que ser tomadas em conjunto pelos países da região para que tenham resultados positivos.

Nesta quarta-feira (20), porém, o Uruguai apresentou projeto de lei que prevê a estatização do comércio da droga. Pelo projeto, o Estado fará redes de distribuição estatais, com registro de consumidores, assim como na Holanda. O consumo e o porte, que não são penalizados no país, serão regulados pelas autoridades.

O governo também será o responsável pela certificação de qualidade da droga e existirá um limite determinado por lei, que deve ser de 40 cigarros por mês. Caso o usuário ultrapasse a quantidade estabelecida, será submetido a tratamento de reabilitação.


Do Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas