Turismo rural é tendência mundial e Paraíba é o quarto do Nordeste em produtos - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Turismo rural é tendência mundial e Paraíba é o quarto do Nordeste em produtos

A partir desta quinta-feira (30) e até o sábado (1°), Campina Grande sediará feira regional de turismo rural, que deve atrair mais de 4 mil visitantes

A Paraíba é o quarto estado da região Nordeste com mais produtos e roteiros do turismo rural. O Estado fica atrás apenas de Pernambuco, Ceará e Bahia e oferece, apenas na região do Brejo, mais de 40 destes produtos. No ranking mundial, segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo (Idestur), o Brasil ocupa a quarta posição nesse tipo de segmento, que já é considerado como uma tendência mundial. Esses e outros dados serão apresentados na 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), a partir desta quinta (30) e até o sábado (1º), na sede da Fiep, em Campina Grande.

Mas não é só no Brejo que o turismo rural pode ser experimentado na Paraíba. Na Borborema, o Rancho do Caju, na cidade de Puxinanã, e a Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande, também são exemplos de produtos turísticos. Um dos roteiros criados para toda a cadeia produtiva rural foi o Roteiro Cariri, que envolve caminhadas, banhos e muita beleza natural. Um dos passeios mais procurados no território é o do lajedo Pai Mateus, na cidade de Cabaceiras.

Por isso,o Sebrae elabora há oito anos a Ruraltur, uma feira completa, incluindo eventos paralelos como passeios pela Paraíba. Para estimular mais o empreendedorismo rural do turismo, somente na Rodada de Negócios, que começa na próxima sexta-feira (31), o evento deve gerar R$ 2 milhões em negócios durante os próximos 12 meses. A Rodada acaba no sábado (1º de setembro). Cerca de 13 operadoras de turismo de todo o Brasil participarão do evento.

“Ainda é possível agendar mais empresas porque, até durante a Ruraltur,os interessados poderão se inscrever na rodada”, disse a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. Outra atividade da Ruraltur será o 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural, na sexta e sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Palestras internacionais atrairão o público empreendedor da feira.

O representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Marco Ortega, dará a palestra Visão do Agroturismo na América Latina e no Caribe. O IICA também enviou a especialista Ena Harvey, da Costa Rica, para falar sobre as Redes de Turismo Rural Culinário – Sabores do Caribe. Do mesmo país, o especialista em Turismo Rural do IICA, Marvin Blanco, falará sobre as Fazendas Rurais do México.

Além das palestras, a 8ª Ruraltur terá as visitas de cinco colégios, com cerca de 600 alunos. Como um estímulo ao turismo de experiência, a feira terá ainda o Espaço Vivências, que mostrará atividades criativas com foco na Produção Associada ao Turismo. Outras atrações do evento são os passeios turísticos, as visitas técnicas, as apresentações culturais. A Ruraltur espera atrair cerca de quatro mil visitantes, incluindo as caravanas empresariais.

Visita ao Brejo

Um dos cenários mais frios e bonitos da Paraíba, a cidade de Areia, no Brejo, será visitada durante a 8ª Ruraltur. Os participantes da feira,vindo de outros estados, farão a visita, que ocorrerá somente na quinta-feira (30). O passeio começa pela comunidade Chã de Jardim, a seis quilômetros da cidade. Depois, os participantes farão um piquenique na mata. O roteiro segue pelo Engenho Triunfo, a Casa do Doce e um almoço no Engenho Varzea do Coati. A visita segue por outros pontos até às 17h, quando todos voltam à Campina para a Ruraltur.

Serviço

O que: 8ª Ruraltur

Quando: 30, 31 de agosto e 1º de setembro

Onde: Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), R. Manoel Gonçalves Guimarães 195, Campina Grande

Horário: Abertura no dia 30 (quinta) = 19h

Visitação da feira (30 e 31 de agosto) = 16h às 22h

Visitação da feira (1º de setembro) = 15h às 21h

Seminário (31 de agosto e 1º de setembro) = 8h às 12h e 14h às 18h



Da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas