Cinquenta casais homossexuais têm união estável reconhecida no Rio - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Cinquenta casais homossexuais têm união estável reconhecida no Rio


Pelo segundo ano, casais de todo o estado do Rio de Janeiro se reuniram para celebrar o reconhecimento da união estável homoafetiva no auditório do Tribunal de Justiça do Rio, no Centro da cidade. A cerimônia, realizada neste domingo (1), é a primeira que acontece num tribunal, e contou com 50 casais, segundo os organizadores.
União estavel de gays (Foto: Christiano Ferreira/G1)Casais se beijam depois da cerimônia (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Antes do evento, os casais puderam se maquiar para as fotografias. A desembargadora Cristina Gáulia conduziu a cerimônia, que contou com a presença de parentes e amigos dos casais, além de representantes do movimento LGBT. Ao todo, cerca de 350 pessoas estiveram no TJ-RJ, nesta tarde.
Em maio do ano passado, as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, 43 casais celebraram o reconhecimento da união durante um evento no auditório do Rio Sem Homofobia.
Durante o evento, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recolheram assinatura para o projeto "Estatuto da Diversidade", que visa a lutar pela igualdade de direitos. A ideia é recolher 1,4 milhão de assinaturas.
O coordenador do programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, disse que, a partir deste domingo, os interessados em converter a união em casamento poderão recorrer à Justiça. Segundo Nascimento, 40 casais presentes à cerimônia já se mostraram favoráveis à conversão.
União estavel de gays (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Luiz Cláudio e Felipe estão unidos há mais de seis
anos (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Família demorou, mas aceitou
Felipe Ferreira foi ao TJ-Rio oficializar sua união com Luiz Cláudio de Brito, que conheceu no trabalho. Eles contaram que a família acabou aceitando relação dos dois, que já dura mais de seis anos. Entretanto, Felipe contou que o pai só soube da união cinco anos depois do início do relacionamento. "Ele até sabia que eu vivia com um amigo, mas não sabia da relação", disse.

"No começo foi meio conturbado, mas depois, com a nossa independência, nossa família começou a olhar com outros olhos", relembrou Luiz Cláudio.
Atualmente, os dois vivem juntos em um apartamento na Vila da Penha. Eles contam que pretendem adotar uma criança. "Ele é formado em turismo e eu faço pedagogia, temos um apartamento. Nós temos condições para adotar", disse Luiz Cláudio.
Irmão padre 'abençoou' união de lésbicas
Aline Oliveira, 32 anos, e Ana Cristina da Silva, 35 anos, estão juntas há seis anos. Mãe de um menino e de uma menina, que é adotada, Aline contou que os filhos entendem e aceitam a relação entre as duas. "Hoje eles são nossos filhos", disse Aline, ressaltando que foca na educação das duas crianças para evitar que elas tenham algum tipo de preconceito no futuro. "A gente ensina que o preconceito não é válido", disse.

Aline e Ana contaram que as famílias aceitaram o relacionamento. A mãe de uma delas, inclusive, esteve na cerimônia. Ana disse ainda que o apoio da família foi além dos pais e chegou até do irmão, que é padre. "Ele já abençoou nossa união", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas