ENCERRAMENTO: chega ao fim o Maior São João do Mundo com Santanna - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

ENCERRAMENTO: chega ao fim o Maior São João do Mundo com Santanna

ENCERRAMENTO: chega ao fim o Maior São João do Mundo com Santanna Chega ao fim neste domingo (1) mais uma edição do ‘Maior São João do Mundo’, a tradicional festa junina que acontece todos os anos em Campina Grande, Agreste da Paraíba, que iniciou no dia 1º de junho. A atração que encerrará os festejos deste ano será o forrozeiro Santanna, mas foram 31 dias de muito forró e arrasta-pé no Parque do Povo, com direito a casamento coletivo, passeios de trem, comidas típicas e shows de diversos cantores e bandas, este ano, a festa prestou uma homenagem ao centenário do ‘Rei do Baião’ Luiz Gonzaga.

Nomes como Flávio José, Dominguinhos, Elba Ramalho e Zé Ramalho, passaram pelo palco principal do Parque do Povo, que recebe nesta última noite de festa, o Grupo de cultura nativa Tropeiros da Borborema, Bonde do Brasil, Paulinho Pauleira, Amazan e Santanna. De acordo com a organização do evento, a noite de encerramento contará com atrações em todos os 'polos de diversão' no Parque do Povo e a expectativa é de que cerca de100 mil pessoas participem da festa.Quem visitou Campina Grande durante os últimos 30 dias encontrou muita animação e uma programação variada.

Expresso Forrozeiro


O Expresso Forrozeiro fez sua primeira viagem deste ano na sexta-feira (8) de junho, a locomotiva, também conhecida como o Trem do Forró, saia de Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo, para o distrito de Galante. O embarque no Expresso Forrozeiro acontecia no Museu do Algodão, e a viagem durava cerca de 1h30, tanto na ida quanto na volta, em cada um dos sete vagões da locomotiva, um trio de forró pé-de-serra animava os turistas que ao chegar em Galante encontravam um verdadeiro arraial com diversas ilhas de forró, animadas ao som da sanfona, do triângulo e da zambumba.

Sítio São João

Uma réplica do típico ambiente sertanejo dentro da cidade Campina Grande, o Sítio São João foi aberto ao público no dia 1º de junho, no espaço era possível ao turista ver a casa de engenho, réplica das igrejinhas das pequenas cidades do Sertão, a rádio difusora, uma tipografia e outros ambientes característicos do Nordeste. Além disso,durante os 31 dias de festejos, foram realizadas apresentações de artistas regionais no espaço cenográfico. Casamento Coletivo

No dia 12 de junho, dia dos namorados, 100 casais disseram um sim coletivo no Parque do Povo, a cerimônia já faz parte da tradição do ‘Maior São João do Mundo’ há 15 anos e acontece no dia de Santo Antônio, considerado o Santo casamenteiro.

Salão do Artesanato

A 16ª Edição do Salão do Artesanato da Paraíba aconteceu entre os dias 10 e 30 de junho. Preparado para chamar a atenção dos turistas, o Salão tinha forró o tempo todo, e trouxe o tema “Tecendo Tradições” Chamando atenção para a arte milenar da tecelagem, uma das atividades mais importantes do artesanato no estado.

Casa de Gonzagão

O espaço que fica aberto ao público até este domingo (1) é uma espécie de museu, cuja fachada é uma réplica da casa onde o ‘Rei do Baião’ viveu. Toda a trajetória de Luiz Gonzaga está cronologicamente exposta na casa em painéis que medem 3 metros de altura. Ela aparece dividida em seis épocas, desde seu nascimento em 1912 até o ano em que o país despediu-se do Rei do Baião, em 1989.

Durante o ‘Maior São João do Mundo’ Campina Grande recebe visitantes de todo o Brasil, lotando hotéis e pousadas, aquecendo as vendas dos operadores de turismo, inclusive da capital. Para atender a grande demanda de turistas que procuram a região, pousadas alternativas e albergues também foram colocadas a disposição dos visitantes. As hospedagens alternativas são casas de família em que os donos preparam o ambiente para receber os turistas. O atendimento é como de um hotel e muita gente gosta porque se sente em casa.

Algumas casas oferecem até garagem para os hóspedes, além das refeições. A prefeitura cadastra pessoas que desejam receber os turistas em suas casas e disponibiliza uma lista com os contatos delas, e a hospedagem alternativa pode representar uma economia de até 60% no bolso do turista.

A festa fortalece a economia da cidade em diversos setores, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL) estima que serão injetados R$ 115 milhões na economia da cidade com a realização da festa em 2012, 15% a mais do que a cidade recebeu no ano passado. A prefeitura arrecada tudo isto em impostos investindo apenas R$ 6,5 milhões.


A arrecadação não é boa apenas para a prefeitura, mas os comerciantes também faturam muito nesta época do ano na cidade. São 150 barracas e 98 quiosques só no espaço do Parque do Povo, além de 300 vendedores ambulantes cadastrados, que passam a noite trabalhando no local. Os restaurantes fora do espaço, os hotéis, motéis e pousadas, os taxistas, motoristas, seguranças, garçons, catadores, manobristas, flanelinhas e até jornalistas, além de muitos outros setores, trabalham dobrado no período e multiplicam também os seus rendimentos.

A organização da festa estima que mais de dois milhões de pessoas estiveram participando dos 31 dias de forró em Campina Grande. de O São João de Campina já foi inserido no calendário anual da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e reconhecida pela Unesco como manifestação autêntica da diversidade cultural brasileira. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou que o São João é o principal produto turístico do estado e que apesar da seca, o resultado de retorno dos investimentos ultrapassou os 10% em relação ao ano passado.


Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas