Corrida do Fogo reúne mais de 1.000 participantes em Campina Grande - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Corrida do Fogo reúne mais de 1.000 participantes em Campina Grande

Corrida do Fogo reúne mais de 1.000 participantes em Campina Grande Mais de 1.000 corredores participaram, na manhã deste domingo (1º), da 8ª edição da Corrida do Fogo, promovida pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande. O comandante geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, e o vice-governador Rômulo Gouveia deram a largada da corrida. Antes, foi inaugurado o Paredão de Escalada do 2º BBM.

Este ano, a corrida contou com dois percursos, o tradicional de 10 km e o de 5 km e com 18 categorias. A categoria geral masculino teve com vencedorGilmar de Oliveira Silva, da cidade de Garanhuns (PE); a geral feminino foi vencida pela velocista Ednalva Laureano da Silva, a paraibana “Pretinha”, que se sagrou hexacampeã da Corrida do Fogo. O cadeirante Gilvan Andrade de Lima, 41 anos, de João Pessoa, fez o percurso de 10 km em 54’34”.

No percurso de 5k, Liliane Gurski Navarro foi a primeira colocada, e Vanessa Atanásio (11 anos), integrante da Equipe de Pretinha, da cidade de Alagoa Nova, foi a terceira colocada.

A Corrida do Fogo foi inspirada quando da realização da Marcha dos Bombeiros do Rio de Janeiro até Brasília, nos anos 60. Foram 1.500 quilômetros com duração de 25 dias. Hoje a corrida antecede as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro (2 de julho) e faz parte dos festejos juninos de Campina Grande.

Equipes – Além dos corredores de elite, a corrida conta com a participação de atletas de fim de semana, de crianças, jovens, adultos e idosos.

Os militares foram distribuídos nas seguintes categorias: Masculino – Militar Geral; Bombeiro Militar Geral; 2º BBM até 35 anos; 2º BBM de 36 anos acima. Feminino – Militar Geral e Bombeiro Militar Geral.

De acordo com o major Sabrina, este ano mais de 100 bombeiros da Capital participaram da corrida, além dos representantes de Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras. Dezenove alunos do Curso de Operação de Busca e Resgate em área de Caatinga correram nesta manhã.

Participaram ainda da corrida integrantes da Guarda Florestal, da Associação de Corredores de Rua de Campina Grande, Corredores do Futuro e 40 integrantes do Projeto Gol 10 do Corpo de Bombeiros.

A classificação geral da Corrida do Fogo pode ser conferida no site 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Campina Grande, www.bombeirosdaborborema.com.br.

Organização – O professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Luiz Ferreira, parabenizou o 2º Batalhão de Bombeiros Militar pela organização do evento. Ele é integrante da Associação dos Corredores de Rua de Campina Grande (Ascorc) e coordenador da equipe de arbitragem da Corrida do Fogo desde a sua primeira edição, em 2005.

De acordo com José Luiz, a corrida chama a atenção pela qualidade dos atletas, pelo número de participantes e organização. “Ela foi se consolidando ano a ano e hoje podemos afirmar que é a maior e melhor do Estado e que atrai esportistas de todo o Nordeste”, disse, acrescentando que a corrida além, de ser organizada, conta com o maior número de categorias. “São 18, sendo 10 categorias no masculino e oito no feminino, além da meninada que participa pelo prazer do esporte. Com o novo percurso de 5 km, a corrida se fortaleceu e mostrou a desenvoltura de uma pequena corredora da cidade de Alagoa Nova, que aos 11 anos ficou na terceira colocação”.

Segundo o coronel Jair Carneiro de Barros, a Corrida do Fogo é sempre uma festa de integração, que reúne no 2º BBM a sociedade e os bombeiros. “A população não tem receio de participar desse evento esportivo já consolidado na cidade e cada edição aumenta o número de participantes”.

Paredão de escalada – Antes da largada da 8º Corrida do Fogo, o vice-governador Rômulo Gouveia inaugurou o Paredão de Escalada do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, ao lado do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, e o comandante do 2º BBM, major Fábio Santos.

O coronel Jair Carneiro de Barros destacou a importância do Paredão de Escalada, como sendo mais um equipamento para o treinamento dos bombeiros em salvamento de altura. “O paredão, além de servir para o treinamento físico dos integrantes da tropa, serve de abertura do quartel para a sociedade fazer uso do local”.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas