PMCG realiza campanha de vacinação contra gripe em maio - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

PMCG realiza campanha de vacinação contra gripe em maio

PMCG realiza campanha de vacinação contra gripe em maioA campanha de vacinação contra a gripe neste ano será realizada a partir do dia 5 de maio, conforme informações repassadas pelo Ministério da Saúde à Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Além de imunizar contra a gripe comum, a vacina que será aplicada, a exemplo do ano passado, também vai imunizar contra a influenza A (H1N1).

A campanha será realizada até o dia 25 de maio e terá como público-alvo os idosos a partir doas 60 anos de idade, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.

Apesar de um caso de gripe A confirmado neste ano em Guarabira, em Campina Grande, desde 2010, a Gerência de Vigilância Epidemiológica não registra nenhum caso suspeito de Gripe A. No ano passado, a Coordenação de Imunização vacinou 46.987 pessoas contra a Gripe A, o que representa 82% da meta total e incluiu crianças na faixa etária entre 6 meses e 2 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e adultos na faixa etária entre 30 e 39 anos. O percentual mínimo estabelecido pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 80% da meta total, percentual que foi superado no município.

GRIPE A – É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. É causada pelo vírus A (H1N1) devido a mutações no vírus e transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos, daí em alguns casos ela ser chamada de gripe suína.

Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre algumas medidas preventivas que devem ser tomadas pela população de forma rotineira e que podem impedir a disseminação do vírus H1N1 A, que pode estar em muitos lugares sem que as pessoas o vejam.

As pessoas devem lavar as mãos com água e sabonete, principalmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas