Saiba como utilizar a internet para conhecer mais sobre seu candidato - É Cada Coisa!

Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Saiba como utilizar a internet para conhecer mais sobre seu candidato

Saiba como utilizar a internet para conhecer mais sobre seu candidatoA internet é uma ferramenta útil aos eleitores que querem se informar antes de votar. Sites de organizações não governamentais e oficiais do governo disponibilizam dados sobre o processo eleitoral, como o histórico dos postulantes a cargos públicos, andamento de processos e também permitem avaliar gestões e propostas (confira a tabela com alguns sites e serviços no fim do texto).


Um dos maiores bancos de dados está no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na página Divulga Candidatos 2012, há informações enviadas pelos 15.521 candidatos a prefeito e 449.488 candidatos a vereador que tiveram o registro homologado no país, como descrição de bens, certidões criminais e pendências judiciais. Além disso, é possível ter acesso às propostas de governo dos candidatos ao Executivo. "Quanto mais informações objetivas o eleitor puder colher sobre seu candidato, mais objetiva será sua decisão", diz o especialista em corrupção Cláudio Weber Abramo, diretor da ONG Transparência Brasil. "O voto, quanto mais racional, melhor", acrescenta.


O juiz eleitoral Márlon Reis, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), também alerta para a importância do cidadão conhecer o candidato antes de ir às urnas. “Hoje em dia a internet é uma grande ferramenta. O próprio TSE e os Tribunais de Contas dos estados disponibilizam dados sobre os candidatos. Neste ano, a pedido do MCCE com base na Lei de Acesso à Informação, o TSE está liberando, pela primeira vez, parciais das contas de campanha antes do pleito. Quem quiser fazer sua parte como eleitor e investigar seu candidato pode até saber quem são os doadores”, ressalta o juiz.


A prestação de contas disponível no TSE é uma primeira parcial, entregue em agosto pelos candidatos. Até 6 de setembro, deverá ser apresentada a segunda prestação. A final só é entregue após as eleições. As informações encontram-se em planilhas na parte “Eleições – Repositório de Dados Eleitorais” do site do TSE. A assessoria do tribunal informa que as planilhas são organizadas de forma automática e sequencial conforme o recebimento dos dados e que o eleitor, querendo outro ordenamento, pode filtrar e classificar os dados em uma planilha.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas